Precisamos mudar a maneira como falamos sobre pais que ficam em casa

As piadas de pais que ficam em casa são misóginas e sem originalidade. Então, por que tantas pessoas ainda os fazem?

Pixabay License


Se você é um pai que fica em casa, provavelmente encontrará piadas terríveis. Normalmente, eles são apenas banais, falando sobre como você está "brincando de pai" ou cuidando do dia do papai. Mas outras vezes, amigos ou afiliados usam tons amigáveis ​​para degradá-lo, referindo-se ao SAHD como um marido doméstico com um leve sorriso.


Em alguns momentos da minha jornada de pai em casa, parecia que eu estava sendo bombardeado diariamente com piadas cansadas. Eu estava andando com meu filho em seu carrinho e um estranho me dava elogios exagerados sobre como era bom ver um pai envolvido, como se todos os pais fossem inúteis. Então eles pregavam uma piada sobre eu ser o Sr. Mamãe. Outros dias, eu estava tendo conversas agradáveis ​​com amigos do sexo masculino, e quando eles estavam fazendo planos para sair no futuro, eles casualmente riam que eu provavelmente tinha que tomar conta das crianças novamente.


Vamos finalmente aposentar essas piadas. O número de pais que ficam em casa com seus filhos tem aumentado. De acordo com o Pew Research Center , 16% dos pais que ficam em casa eram pais em 2012, em comparação com 10% em 1989 – e 21% deles dizem que a principal razão pela qual decidiram ficar em casa é cuidar de sua casa ou família.


Então, por que essas piadas prejudiciais ainda são comuns – mesmo entre os próprios homens?

Os pais que ficam em casa também precisam de amigos no parquinho

Por que piadas sobre pais que ficam em casa ainda persistem

"Estamos apenas cumprindo a tradição", diz Tony Porter, autor, educador e diretor executivo da A Call to Men , uma organização que promove a masculinidade saudável e respeitosa. "Contar piadas para manter a dominação masculina é o que fazemos, isso foi passado adiante. Nós nem inventamos as piadas que contamos."


Está tão arraigado em nossa cultura que muitas mulheres também participam dessas piadas cansadas, nunca questionando o porquê. Uma das minhas experiências mais dignas de gemidos ocorreu quando eu estava conversando com uma amiga mais velha que inocentemente se referiu a mim como Sra. Doubtfire, mas revirei os olhos imediatamente. Sua piada aparentemente inofensiva estava impregnada de estereótipos datados que reforçavam normas sociais opressivas.


A socialização coletiva da masculinidade ensina que a masculinidade é definida por homens que se distanciam de qualquer coisa considerada feminina, diz Porter. Isso inclui ser carinhoso, amoroso, gentil, gentil, terno, atencioso, paciente, tolerante. "O que estamos dizendo sobre nós mesmos como homens?" ele pergunta.


Outra razão para essas piadas contínuas? "O trabalho doméstico tem sido historicamente subvalorizado, nem mesmo contado como produtividade pela maioria das medidas econômicas", diz Jordan Shapiro, Ph.D., professor assistente da Temple University com formação em psicologia arquetípica e fenomenologia e autor do livro Father Figure : Como ser um pai feminista . "Agora que está se tornando mais comum que os homens assumam mais, e às vezes a maior parte, dos cuidados infantis e outras tarefas domésticas, o status quo misógino está ameaçado. com sexismo descarado porque não é mais apenas trabalho das mulheres. Portanto, é seguro supor que as piadas ruins, provocações e insultos lançados aos pais que ficam em casa servem, pelo menos em parte, para defender e fortalecer um sistema de economia É mais fácil ridicularizar os pais do que repensar toda a base da produção econômica global."


Caixas de homem - formadas pelas regras que a sociedade impõe aos caras - forçam os homens a se tornarem treinadores duros com nossos filhos, roubando nossa conexão com eles, diz Porter. "Quando homens individuais vão contra essa socialização coletiva, eles pegam a ira de fazer isso", acrescenta. Então, em vez disso, muitos cedem às normas e, na tentativa de fingir a imagem de poder, moldam-se como dominadores, evitando qualquer coisa considerada feminina, carinhosa ou empática. Eles se tornam tiranos estóicos que negam qualquer possibilidade de vínculos autênticos com seus filhos e parceiros. Claro, isso também força as mães a assumir a maior parte dos encargos da paternidade sozinhas.


 'Bluey' é o show que eu preciso como um pai que fica em casa

Como lidar com piadas de pais que ficam em casa

Como um pai que fica em casa, "você vai enfrentar essas [piadas], não importa o que aconteça", diz Shapiro, "porque temos uma cultura que está profundamente, profundamente comprometida com suas suposições de gênero problemáticas". Mas encontrar maneiras saudáveis ​​de lidar com as piadas pode ser útil.


Esqueça o status quo

"É muito fácil apenas se conformar com o status quo. Tudo no mundo está configurado para ajudar e facilitar", diz o Dr. Shapiro. Mas isso não mostra força ou coragem, acrescenta. Em vez disso, os pais que ficam em casa que são confrontados com as piadas devem se lembrar de uma coisa: "Você é o mais forte".


Os pais que ficam em casa estão simplesmente explorando emoções que os homens geralmente reprimem, agindo como uma versão mais autêntica de si mesmos, diz Porter. “Tudo o que o pai que fica em casa está fazendo é promover homens saudáveis ​​e respeitosos no final do dia”.


Encontre sua comunidade

Esta geração é a primeira geração de homens a realmente se rebelar contra as caixas de homens em que estamos presos, diz Porter, então "temos que encontrar homens com a mesma mentalidade para nos conectar, compartilhar, conversar". Isso pode significar entrar em contato com organizações como A Call to Men ; pode significar pesquisar grupos de paternidade no Google; mas também pode significar apenas manter os olhos abertos para outros homens que estão promovendo uma masculinidade saudável, valorizando as experiências de mulheres e meninas e desmantelando os papéis de gênero. "Nos dias de hoje, se você quiser encontrar homens que pensam como você, não precisa procurar muito", diz Porter. "Mas você tem que olhar."


Desafie essas piadas

A melhor maneira de reagir quando alguém faz uma piada ruim de pai que fica em casa, diz Porter, é levá-los a questionar por que estão fazendo a piada. "O que realmente se encaixa na caixa do homem é apenas voltar para eles", diz ele. "Mas se você virar isso e disser: 'Ajude-me a entender. Por que é engraçado se eu quero passar o máximo de tempo possível com meu filho?'"


Depois, se preferir, fale com o coração e explique por que escolheu desempenhar tal papel na vida de seus filhos. Diga-lhes o quanto você ama seus filhos. Quanto você valoriza fazer memórias com eles. No meu caso, falo sobre o orgulho que tenho pelo fato de que quando meus filhos dão uma topada, sou eu que os conforta, beijando melhor seus boo-boos. Quando suas pálpebras ficam pesadas, sou eu quem os abraça. Minha conexão com meus bebês é mais importante do que os julgamentos ignorantes de qualquer pessoa.


Mesmo se você não for um pai que fica em casa, se você ouvir alguém fazendo essas piadas misóginas, cabe a você dizer alguma coisa, diz o Dr. Shapiro. Ele recomenda lembrar à pessoa que está fazendo a piada que você "não acha que gênero tem nada a ver com isso; todos nós cuidamos de crianças".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUPHEAD NÃO É PRA CRIANÇAS [NETFLIX]

10 Afirmações positivas para nossas crianças