Mudando de carreira profissional depois dos 30 anos



Vamos falar sobre carreira, pois nem sempre conseguimos abordar esse tema, especialmente dentro do ambiente familiar. Às vezes, a correria do dia a dia ou a falta de costume de discutir sobre a trajetória profissional com quem amamos, geralmente dentro de casa, dificulta essas conversas. Oi, eu sou Rodrigo, seja muito bem-vindo ao Canal Vida de Pai. Sabemos que a vida de pai não é fácil, mas também não é difícil. Hoje, abordaremos alguns medos comuns na vida de um pai por volta dos 30 anos que sente receio ao fazer a transição de uma profissão para outra.


Nos últimos 8 anos, trabalhei em uma área totalmente diferente daquela que venho estudando há muito tempo. Recentemente, dediquei-me ao estudo de análise e desenvolvimento de sistemas nos últimos 2 anos e, finalmente, tive a oportunidade de migrar para a área de tecnologia. O interessante é que essa transição ocorreu dentro da mesma empresa em que trabalho há 14 anos. No entanto, discutir sobre carreira profissional e possíveis mudanças com a família pode ser desafiador, pois envolve pontos que podem ser considerados tabus na sociedade brasileira tradicional.


Um desses pontos é a preocupação com a instabilidade financeira. Muitos pais temem ganhar menos ao mudar de carreira, mas essa escolha pode levar a um crescimento mais rápido no novo campo. Outro receio comum é a segurança no emprego, já que trocar de empresa ou cargo pode parecer arriscado. Além disso, a conciliação entre família e trabalho é um desafio, especialmente quando se está dedicando tempo aos estudos para uma transição de carreira.


O aprendizado e a adaptação são essenciais ao mudar de uma carreira para outra. Darwin mencionava que os que mais se adaptam são os que sobrevivem, o que se aplica aqui. Um pai também considera o impacto da mudança na vida das crianças, tanto emocional quanto financeiramente. Se você está por volta dos 30 anos, já construiu certa estabilidade, mas o medo de baixar a qualidade de vida ao mudar de carreira pode ser um entrave.

Relógio e palavra WORK em inglês trabalho


Enfrentar o medo não é fácil; é uma barreira que se quebra aos poucos, construindo novos valores e pensamentos. A pressão social para permanecer na carreira atual pode ser intensa, mas é essencial buscar a realização pessoal. Não há trabalho dos sonhos, mas se você é apaixonado pelo que faz e tem um propósito, isso facilita a transição. Lembre-se, lidar com o medo é um processo gradual. Espero que este vídeo tenha ajudado, um abraço no seu coração e até a próxima! Tchau.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 Afirmações positivas para nossas crianças

CUPHEAD NÃO É PRA CRIANÇAS [NETFLIX]