Entenda o que é um RANSOMWARE

E ai meus leitores, beleza?
Vamos falar de ransomware, que é um mal que esta dando dor de cabeça a várias pessoas juridicas e agora também pessoas físicas !




Pela definição do nosso
abigu Wikipédia:
Ransomware é um tipo de malware que restringe o acesso ao sistema infectado e cobra um valor de “resgate” para que o acesso possa ser restabelecido.
Um exemplo deste tipo de malware é o Arhiveus-A, que compacta arquivos no computador da vítima em um pacote criptografado. Depois, informa que os arquivos somente poderão ser recuperados com o uso de uma senha de 30 dígitos que a vítima receberá após efetuar sua compra em um site do atacante. Trata-se de um golpe ou de fato uma ação extorsiva, pois os crackers podem fornecer, ou não, o código HASH para decriptar os arquivos após o pagamento de “resgate”.
Os Ransomwares não permitem acesso externo ao computador infectado como os trojans, a maioria é criada com o propósito comerciais, geralmente são detectados pelos antivírus com uma certa facilidade pois costumam gerar arquivos criptografados grandes, embora alguns possuam opções que escolhem inteligentemente quais pastas criptografar, ou então, permitem que o atacante escolha quais as pastas de interesse.
Já deu para entender um pouco do drama né?
Os especialistas dão algumas dicas para se livrar desse tipo de mal, a maioria deles bem conhecidas:
  • Mantenha seu sistema operacional sempre atualizado;
  • E seus programas/softwares também;
  • Tenha um antivírus e um firewall devidamente atualizado e rodando em seu computador;
  • Desconfie de e-mails e links suspeitos, inclusive de mensagens em seus sistemas (Smartphone, alertas no computador, etc);
Basicamente é o que sempre ouvimos quando novas ameaças estão na web, no entanto o que poucos sabem é o cuidado que devemos tomar com nossas informações, então eu complemento a dica:
  • Sempre tenha um backup dos seus dados em algum lugar seguro, como HD externo ou até mesmo num serviço na nuvem;
  • Procure informações sobre segurança digital e se interesse sobre isso, o primeiro passo é sempre buscar conhecimento;
  • Saiba como funciona seu sistema operacional do inicio ao fim, afinal nem todos sabem para que o windows usa tanta DLL;
  • Procure atualizar sua BIOS e também a operar mais de um sistema operacional, na dúvida formate tudo o que for possível;

Acho que por hora é isso meus caros, não há muito o que falar por enquanto.
Irei atualizar esse post conforme tiver informações valiosas.

Abraços!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CUPHEAD NÃO É PRA CRIANÇAS [NETFLIX]

10 Afirmações positivas para nossas crianças